16 AGO 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Projeto Forjando Campeões leva aulas de tênis para alunos da Escola Vale do Amanhecer e APAE
Uma extensão do Projeto Forjando Campeões, idealizado pelo Município de Costa Rica através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) vai levar aulas gratuitas de tênis para alunos da Escola Municipal Vale do Amanhecer e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A aula inaugural foi realizada na manhã desta segunda-feira (16), com 24 alunos da REME (Rede Municipal de Ensino).

O Projeto Forjando Campeões, que já atende 36 crianças e adolescentes no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa com a prática do esporte, tem recebido cada vez mais matrículas e ganhou uma extensão para reduzir a distância percorrida pelos alunos.
Conforme o professor, Thiago Almeida, o projeto tem como objetivo mobilizar as crianças quanto a importância da prática esportiva, principalmente o tênis de quadra.

“A Escola Vale do Amanhecer montou uma estrutura na quadra com medidas adequadas para a prática do esporte e fornece para os alunos todo o material necessário como rede, raquetes e bolas, para que pudéssemos atender 24 estudantes”, explicou o professor.
Conforme a diretora da Escola, Lilian Bonafé, participam das aulas os alunos do 3º e 4º ano, de 8 e 9 anos, bem como do 6º ano, com idade entre 10 e 12 anos.

“As crianças ficaram muito entusiasmadas com a aula, isso aguça a curiosidade, desperta a agilidade, a coordenação motora e colabora com o desenvolvimento escolar, pois para participar o aluno precisa manter a frequência e o bom desempenho das notas”, avaliou a diretora.

Nesta terça-feira (17) o projeto continua com os alunos da APAE. Na associação 40 alunos estão matriculados para participar das aulas de tênis.

Crianças a partir dos 5 anos interessadas em participar das aulas podem procurar a SEMTMA devidamente acompanhadas dos pais e/ou responsável para fazer a matrícula.

Projeto Forjando Campeões
­Com o intuito de orientar, direcionar e propor a implantação de uma Política de Esporte e Lazer no município de Costa Rica – MS, essa ação busca suprir a demanda eminente de organizar o setor esportivo no nível municipal, para que o esporte seja desenvolvido de uma forma plena e efetiva. Portanto, o Sistema Municipal de Esporte e Lazer tem por objetivo a organização e a estruturação do esporte e do lazer, bem como assegurar o direito da população à prática esportiva.

Finalidade
O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Ante estas necessidades, o Município de Costa Rica MS propõe desenvolver políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva e do desporto escolar, amador e profissional em várias modalidades, para serem aplicadas no Município.

Metas
Elucidar os conceitos de atleta cidadão e atleta amador, incentivando crianças e adultos sadios na parte física e mentalmente, por meio de ações esportivas e educativas. Buscar identificar, auxiliar, corrigir e conduzir as mesmas, sendo vital para a qualidade de vida da população e para o êxito profissional, seja no meio esportivo ou demais áreas.