11 AGO 2021
SAÚDE
Costa Rica implanta coletores nas Unidades de Saúde para descarte de medicamentos vencidos ou em desuso
Com o objetivo de pôr fim ao descarte irregular de medicamentos, o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, instalou em cada uma das seis Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) coletores para descarte de medicamentos vencidos ou fora de uso.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird, o descarte incorreto de resíduos químicos no lixo comum, na pia ou vaso sanitário, pode afetar rios, lagos, lençóis freáticos e até mesmo o solo, além de riscos à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente, devido a fatores sociais e circunstâncias diversas.

As substâncias expostas às condições adversas como luz, umidade e temperatura podem sofrer transformações e se tornarem tóxicas, afetando o meio ambiente e danificando teias e cadeias alimentares.

“Pensando no bem-estar da comunidade e em uma forma de solucionar esta questão, instalamos os recipientes apropriados para descarte correto dos medicamentos que já não podem ser utilizados. Toda comunidade pode fazer o seu descarte de medicamentos na Unidade de Saúde do seu bairro”, explicou o secretário.

Como descartar seu medicamento de forma correta?

Leve seu medicamento vencido ou em desuso até a Unidade de Saúde mais perto da sua casa e verifique onde o coletor está instalado. Basta deixar o medicamento dentro, que posteriormente será recolhido e descartado de forma correta pelos profissionais de saúde.

Locais para descarte / Informações:

CEM – Centro de Especialidades Médicas (Fone: 3247-6990).

ESF´s – Estratégia de Saúde da Família do São Francisco (Fone: 3247-6915).

Vila Nunes (Fone: 3247-6960).

Sonho Meu III (Fone: 3247-6963).

Central (Fone: 3247-6931).

ESF´s – Estratégia de Saúde da Família do Vale do Amanhecer, Flor do Cerrado e Rural (Fone: 3247-6950).