06 AGO 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Representantes do Executivo e Legislativo de Costa Rica visitam produtor de uvas na Lage e a Comunidade da Capela
O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, e o vereador, Adair Thiago de Oliveira, visitaram na manhã desta quarta-feira (4), o viticultor Liberato Pereira Bitencourt Neto que tem plantado em torno de 250 pés uvas de mesa na Comunidade da Lage.

O objetivo da visita foi acompanhar de perto, ações do Programa AgroRica, através da secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento na implantação da irrigação do parreiral de uvas.

Numa parceria com a Fazenda São Paulo com sede no município, o Executivo conseguiu a doação de cinco contêineres para armazenamento de água para irrigar às plantações de vinha, dotou de toda a infraestrutura necessária e está finalizando os ramais para fazer o gotejamento das plantas.

De acordo com o produtor, a meta é plantar no local em torno de 700 pés de uva e, após, o pleno funcionamento do processo de irrigação espera colher, por cada pé, entorno de 3 kg/unidade.

“Estou encantado com a sensibilidade que tem o nosso prefeito Cleverson e seu vice Roni Cota, bem como toda à Câmara de Vereadores.  Estão fazendo esse programa revolucionário para atender os pequenos produtores que atuam em regime de economia familiar, que não tem empregados, mas que emprega familiares no intuito de produzir riquezas para nossas famílias e para o nosso município”, destaca Bitencourt

As uvas possuem diversas propriedades benéficas à saúde. É uma fruta rica em ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio. Ela tem vitaminas do complexo B e vitamina C, é pouco calórica e pode ser mais adocicado ou mais ácida, dependendo do solo onde a videira é cultivada. O plantio é relativamente simples, se comparadas com outras frutas.

No primeiro ano de cultivo já é possível colher os primeiros cachos, mas a produção ficará plena em três anos, em média. É uma planta perene, com capacidade para produzir durante quase 50 anos. A época apropriada para o plantio são os meses de julho e agosto.

CAPELA

Ainda na manhã da quarta-feira (4), os representantes do Executivo e Legislativo Municipal, acompanhados do diretor geral do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Cesarino Candido, e equipe técnica da autarquia, visitaram a comunidade da Capela.

Na oportunidade foi vistoriado o asfalto da principal via de acesso à localidade, onde foi possível levantar às necessidades mais prementes à serem implantadas, como redutores de velocidade, construção de guias de meio fio, sinalização horizontal e, ainda a ampliação de redes de abastecimento de água potável para atender os moradores.

Autor: Assessoria de Comunicação