19 JUL 2021
SAÚDE
Vacinação contra Influenza está liberada para população geral a partir desta segunda-feira em Costa Rica

O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta segunda-feira (19), a vacinação contra a Infleunza está liberada para a população em geral (acima de 6 meses de idade) em todas as Unidades de Saúde.

A campanha começou em 12 de abril e foi dividida em três fases. Na primeira fase foram vacinadas crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde. Na segunda fase foram vacinadas pessoas com mais de 60 anos e professores.

A terceira fase iniciou em 9 de junho vacinando indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas. No último sábado (17), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o “Dia D” de vacinação nas Unidades de Saúde para ampliar o número de pessoas vacinadas destes grupos.

Mesmo aberta para a população em geral, os grupos prioritários e pessoas com comorbidades devem continuar procurando as Unidades de Saúde para a vacinação. Para vacinar contra Infleunza, basta ter mais de 6 meses de idade e apresentar o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O prefeito Cleverson Alves dos Santos, reforça a importância da vacinação contra a gripe como forma de evitar complicações decorrentes da doença, aumentando a demanda sobre os serviços de saúde. “A vacina contra a gripe minimizará a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, destacou o gestor.

Como a campanha de vacinação contra influenza é simultânea com a imunização contra COVID-19, a recomendação é que seja priorizada a administração da vacina COVID- 19, para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a COVID-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Onde vacinar?

- Unidade de Saúde Central;

- Unidade de Saúde Sonho Meu III;

- Unidade de Saúde Vale do Amanhecer/Flor do Cerrado e Rural;

- Unidade de Saúde Vila Nunes e São Francisco

Grupos Prioritários :

• Crianças de 06 meses a menores de 06 anos (05 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhador de saúde: servidores públicos e privados nos diferentes níveis de complexidade;
  • Gestantes;
  • Puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto)
  • Professores de ensino Básico e Superior;
  • Indivíduos de 60 anos ou mais de idade;
  • Força de segurança e salvamento;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Categorias de Risco Clínico/Comorbidades:

• Doença Respiratória Crônica;
  • Doença Cardíaca Crônica;
  • Doença Renal Crônica;
  • Doença Hepática Crônica:
  • Doença Neurológica Crônica;
  • Diabetes;
  • Imunossupressão;
  • Obesos (obesidade Grau III)
  • Transplantados;
  • Portadores de Trissomias (Síndrome de Down e outras trissomias)

Os grupos abaixo também têm direito à vacinação contra a Influenza:

• Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e de longo curso;

Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura "ASSECOM/PMCR".
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato "Nome do fotógrafo/ASSECOM-PMCR".