13 JUL 2021
SAÚDE
Costa Rica realiza “Dia D” da vacinação contra Influenza no próximo sábado para grupos prioritários e pessoas com comorbidades

No próximo sábado (17), o Município de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia D de mobilização da vacinação contra a Influenza, direcionada a grupos prioritários e categorias de risco clínico/pessoas com comorbidades. A vacinação acontecerá em cinco unidades de saúde, das 8 às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Jesus Baird, explica que a vacinação contra Influenza se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção do tipo grave da doença e de suas complicações.

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, envolvendo o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

“A prevenção é o melhor remédio, portanto fazemos um apelo para que as pessoas inseridas nestes grupos procurem as unidades de saúde para tomar a vacina”, convocou o secretário.

Ainda conforme o secretário, na ausência de estudos de coadministração das vacinas contra a influenza e contra a Covid-19, não se recomenda a administração simultânea das duas. Dessa forma, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre essas duas vacinas.

Vale ressaltar que é necessário apresentar Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), Cartão de Vacina e laudo médico nas categorias de risco clínico/pessoas com comorbidades.

Confira abaixo quem pode se vacinar nesta etapa:

Grupos Prioritários :

• Crianças de 06 meses a menores de 06 anos (05 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhador de saúde: servidores públicos e privados nos diferentes níveis de complexidade;
  • Gestantes;
  • Puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto)
  • Professores de ensino Básico e Superior;
  • Indivíduos de 60 anos ou mais de idade;
  • Força de segurança e salvamento;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Categorias de Risco Clínico/Comorbidades:

• Doença Respiratória Crônica;
  • Doença Cardíaca Crônica;
  • Doença Renal Crônica;
  • Doença Hepática Crônica:
  • Doença Neurológica Crônica;
  • Diabetes;
  • Imunossupressão;
  • Obesos (obesidade Grau III)
  • Transplantados;
  • Portadores de Trissomias (Síndrome de Down e outras trissomias)

Os grupos abaixo também têm direito à vacinação contra a Influenza:

• Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e de longo curso;

Onde se vacinar?

- Unidade de Saúde Central

- Unidade de Saúde Sonho Meu III

- Unidade de Saúde Vale do Amanhecer/Flor do Cerrado e Rural

- Unidade de Saúde Vila Nunes

- Unidade de Saúde São Francisco

Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura "ASSECOM/PMCR".
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato "Nome do fotógrafo/ASSECOM-PMCR".